Defumador "Kyphi - O incenso dos deuses"

Peso: 20 gr

(dá aproximadamente para 7 a 12 queimas, consoante a área a defumar) 

Plantas selecionadas e preparadas segundo fórmulas espiritualistas egípcias. Usado principalmente para energizar, polvilhando pessoas, casas, velas e outros objetos de culto.

Promove a purificação energética, facilita a meditação e elimina energias nefastas. Facilita a interação entre os dois mundos material e espiritual.   

  • Breve história do KYPHI 

Pode-se encontrar a primeira referência do Kyphi nos textos das pirâmides do Antigo Egipto, onde era ofertado aos deuses entre os bens que o rei levava para a sua vida após morte.

Existe um papiro que registra a doação e entrega de ervas e resinas para sua fabricação nos templos de Ramsés III. As instruções para a preparação de kyphi e listas de ingredientes são encontrados entre as inscrições da parede no templo de Edfu e Dendera, no Alto Egito.

O Kyphi era igualmente considerado um medicamento.

Para Isis e Osiris, nos comentários do historiador Plutarco, os sacerdotes egípcios queimavam incenso três vezes ao dia: ao amanhecer incenso (Olíbano), Mirra ao meio-dia, e kyphi ao anoitecer. Ele relata que kyphi tinha dezasseis ingredientes e acrescenta, "estes são agravados, não ao acaso, mas enquanto os escritos sagrados são lidos para os perfumistas como misturar os ingredientes". Plutarco observa ainda que a mistura foi usado como "uma poção e uma pomada". No século VII o médico Paulo cita um kyphi "lunar" de vinte e oito ingredientes e um kyphi "Solar" de trinta e seis.

Alguns ingredientes permanecem obscuros. Receitas em grego e aramaico mencionam 'aspalathos', que Plínio descreve como a raiz de um arbusto espinhoso.

Os estudiosos não concordam sobre a identidade deste arbusto: Alhagi maurorum, Convolvulus Scoparius, Calicotome villosa, Genista acanthoclada e, mais recentemente, Capparis spinosa foi sugerida.

O fabrico de kyphi tal como indicado no texto Edfu envolve a mistura e envelhecimento de dezasseis ingredientes em sequência. O resultado era enrolado em 'bolas' e colocado sobre brasas para liberar uma fumaça perfumada.

5,90 €